Chá da tarde com pão de queijo

postagem 01 de março de 2016

Chá da tarde com Pão de queijo Seu Ninico

A tradição de tomar um chá pontualmente às 17 horas veio da Inglaterra. Ao migrar para outras regiões do mundo, colonizadas ou não pelos amigos ingleses, a ideia de tomar um chá sob a luz do fim de tarde tomou vulto e foi sendo adaptada de acordo com hábitos, costumes e existência ou não de ingredientes locais. O que na terra da rainha é servido com bolos e tortas, em terras mais quentes acaba sendo servido gelado e com alimentos mais leves. Os salgados entram em cena como diversos tipos de pães, salgadinhos, quiches e, no caso brasileiro, o saboroso e nutritivo pão de queijo.

Quem quer receber amigos ou familiares em casa e abraça a proposta de servir um chá deve, antes de tudo, escolher os sabores da bebida. Desde o tradicional Earl Grey – que é o mais comumente consumido na Inglaterra – até os mais leves e com efeitos terapêuticos como laranja, lavanda, maçã, erva doce e outros, o importante é ter sabores variados para a escolha dos convidados. A temperatura também deve ser uma opção: chás gelados para os mais calorentos e quentes para quem curte a tradição.

Para acompanhar, nada melhor do que um pão de queijo Seu Ninico quentinho, sozinho ou como sanduíche, recheado com fiambres, presunto e queijo, tomate cereja e muçarela de búfala e patês suaves como manjericão. Outros pães, além de bolos e broas devem ser oferecidos com geleia, manteiga, mel e acompanhamentos com sabores não muito fortes pois a combinação com o tipo de chá servido pode desagradar ao paladar. Docinhos também são permitidos como queijadinhas, bombocados de laranja, quindins, mini tarteletes de limão, maracujá, morango.  Para deixar o chá da tarde ainda mais agradável, invista em uma mesa bem bonita, com louças brancas para os mais tradicionais, ou coloridas para os mais ousados. Música leve deve tocar ao fundo e com certeza vai fechar o encontro com chave de ouro.

Gostou da dica? Então experimente com seus convidados e conte pra gente o resultado. Para mais dicas e informações, siga o Seu Ninico também nas redes: Facebook e Instagram.

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on Twitter