Com qual queijo é feito nosso pão de queijo?

postagem 03 de Fevereiro de 2015

pão de queijo mineiro

O pão de queijo Seu Ninico é feito com o mais puro queijo artesanal mineiro. Mas com tantos queijos em Minas Gerais, cada um em uma região, de que queijo estamos falando?

O queijo minas artesanal, utilizado na produção do Seu Ninico, vem da região do Cerrado, uma das 5 que produzem esse tipo de queijo (Canastra, Serro, Cerrado, Campos das Vertentes e Araxá), no centro-oeste do Estado. Cada uma dessas regiões tem sua forma peculiar para a produzir o queijo minas artesanal, mas o que muita gente não sabe é que outros fatores contribuem para o resultado final: afinal o sabor muda de acordo com o tipo de capim, a inclinação do terreno onde pastam as vacas e também onde vivem os microorganismos que atuam nas fórmulas dos laticínios.

O minas artesanal é um considerado um queijo meia-cura (também conhecido como curado), uma variação do minas frescal. Diferentemente do frescal, o meia cura passa por 30 dias de maturação, o que contribui para sua consistência mais seca e firme. Essa textura deixa o queijo fácil de cortar e seu sabor tem toques leves de frutas, o que o deixa levemente ácido e salgado.

Quer saber mais curiosidades sobre o pão de queijo no Brasil e no mundo? Fique de olho no blog do Seu Ninico e acompanhe nossas novidades pela redes sociais: Facebook, Google Plus e Instagram.