Pão de queijo existe em outros países – você sabia?

postagem 27 de janeiro de 2015

pão de queijo Seu Ninico

Assim como tem gente viciada em pão de queijo Seu Ninico, tem também pessoas viciadas em pão de queijo espalhadas pelo mundo todo. Você sabia que existe pão de queijo em outros países, produzidos de maneiras distintas e até com outros nomes? Se você estiver por aí, especialmente fora do Brasil, e não puder comer um delicioso pão de queijo Seu Ninico, saiba que antes de matar a vontade voltando pra casa, dá pra tapear um pouco com outros “pães de queijo”.

Já contamos aqui a história do pão de queijo mineiro, mas o que muita gente não sabe é que alguns países tem sua versão dessa nossa delícia. Alguns vizinhos latino-americanos, como Argentina, Paraguai, Uruguai vendem os saquinhos de chipá, que seria o nosso pão de queijo coquetel, feito com queijo parmesão, muçarela ou outro queijo duro, tipo prato. Já na Colômbia pode ser encontrado o pandebono: este pão é um pouco diferente da nossa iguaria – feito com o queijo “costeño”, mais ácido e duro, o pandebono - ou pan de bono - é um pouco mais azedo e ressecado do que o que conhecemos no Brasil. Tanto o chipá como o pandebono podem ser encontrados em formato de “u” ou em forma de bagel, com um furo no meio. No Equador é possível encontrar o pan de yuca, ou pão de mandioca – talvez o mais parecido como nosso pão de queijo.

Assim como existem diferentes tipos de pães de queijo, aparecem também novas formas de consumo. No Equador, o pan de yuca é servido com frutas e iogurte, consumido quase sempre frio. Na Colômbia é servido especialmente no Natal e pode ser consumido como acompanhamento para um prato de mingau de aveia gelado. Na Argentina e Uruguai acompanha o tradicional mate, ou chimarrão, e no Paraguai, existem mais de 50 maneiras de se preparar o chipá, que acompanha pratos pesados com carne e outros embutidos.

Quer saber mais curiosidades sobre o pão de queijo no Brasil e no mundo? Fique de olho no blog do Seu Ninico e acompanhe nossas novidades pelo Facebook e Instagram.

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on Twitter