Pão de queijo Seu Ninico: você sabe como e onde nasceu?

postagem 02 de março de 2015

História pão de queijo

Já contamos aqui no blog um pouco da história do pão de queijo e sobre como nasceram os produtos Seu Ninico, mas não falamos muito sobre o próprio Seu Ninico, que foi o grande inspirador dessa receita de sucesso. O sr. Antônio da Mota Moreira, conhecido como Ninico, nasceu na Fazenda da Cascata, localizada em São Sebastião do Rio Preto, que fica perto de Ferros, na região central de Minas Gerais. Fruto de uma grande família – eram 14 irmãos -, Ninico morou  trabalhou na fazenda até seus 30 anos, quando casou-se com Maria Piedade Pessoa Moreira.

Aos 40 anos, conseguiu comprar sua própria fazenda, também na região próxima a São Sebastião do Rio Preto, onde começou a lidar com gado e também com o cultivo de variados grãos. A cada 15 dias, Seu Ninico pegava toda a família e, junto com esposa e filhos, entrava no jipe e viajava para Itabira, onde vendia seus produtos. A fazenda produzia de um tudo um pouco: leite, queijo, doces, fubá e outras iguarias. Essa produção era estimulada dentro de casa, onde eram desenvolvidas novas receitas, entre elas a receita do pão de queijo, que nunca chegou a ser vendido, mas que era largamente consumido pela própria família. O patriarca era quem mais estimulava pois adorava comer e, especialmente, adorava o pão de queijo feito em casa.

Muitos anos se passaram e o resto da história nós já sabemos. Um dos sócios do Seu Ninico, neto do patriarca, aprimorou a receita familiar e começou a vender para amigos e familiares até expandir ao ponto que chegou hoje, com um crescimento contínuo e enorme potencial de produção. Entretanto, apesar de o pão de queijo Seu Ninico já ser um sucesso, a receita traz consigo suas raízes de produto artesanal, caseiro e de primeiríssima qualidade – características prezadas pelo próprio Seu Ninico.

Seu Ninico faleceu aos 93 anos, há 2 anos atrás. Deixou a esposa, 11 filhos, 30 netos, 10 bisnetos e uma receita espetacular de pão de queijo, que faz a vida de muita gente mais gostosa.

Gostou da história do Seu Ninico? Então fique de olho no blog do Seu Ninico e acompanhe nossas novidades pelo Facebook e Instagram (seuninico). E se experimentar essa e outras receitas ou dicas, mande pra gente. Ficaremos muito felizes em receber e compartilhar sua sugestão!

 

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on Twitter